Promotor
Câmara Municipal do Porto
Sinopse
A Rua de Costa Cabral corresponde ao alinhamento da medieval estrada velha para Guimarães onde, como era habitual, as famílias nobres edificavam pontualmente quintas nos arredores da cidade amuralhada.
Neste local, existiu a designada Quinta do Paço com referências documentais desde meados do séc. XV, a qual sofreu obras de total transformação em 1949.
No final dos anos 30 do séc. XX, os terrenos da Quinta vão ser rasgados com novos arruamentos definindo uma zona habitacional de carácter burguês, e onde uma nova geração de arquitetos contribuiu para realçar a dignidade do local, aceitando as correntes estéticas da época.
Luís Aguiar Branco é arquiteto (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), foi consultor na Divisão Municipal de Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (1998-2007) para desenvolver o projeto IPAP – Inventário do Património Arquitectónico do Porto e respetivo sistema de informação LOCUS. Participou em vários processos de classificação de imóveis e conjuntos, e na Carta de Património do PDM do Porto. Investigador de história, arquitetura e património, fez os livros Lojas do Porto e Olhares sobre a Terra-Mãe, desenhou o Mapa Medieval do Porto – 1500, escreve e produz elementos gráficos para várias publicações e desenvolve ações concretizadas em cursos, conferências e percursos culturais. Atualmente é arquiteto no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural da Câmara Municipal do Porto.
Informações Adicionais
Ponto de encontro
RUA DE COSTA CABRAL (na esquina com a Rua Silva Tapada, junto ao café Barcarola)